O publicitário Frederico Parma, sócio-diretor do Grupo ZF, ministrou nesta terça-feira (23) uma palestra sobre “Como planejar sua campanha digital” durante o 1º Congresso de Comunicação Política e Institucional de Mato Grosso (1º COMPOL), realizado no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá.
Parma destacou que a ausência de planejamento compromete qualquer candidatura. “Campanha sem planejamento é guerra sem rumo”, enfatizou.
Como orientação, o estrategista político reforçou a importância de formação da equipe, além de definir o conceito, criar uma conceito forte e estruturar todo o ecossistema digital.
O publicitário apresentou um roteiro prático para campanhas eleitorais no ambiente digital, com destaque para a necessidade de estruturar uma equipe mínima de profissionais, formada por redator digital, diretor de arte, especialista em fast mídia, cinegrafista, editor, motion designer, gestor de tráfego entre outros profissionais considerados indispensáveis para uma boa estratégia de campanha digital.
Outro ponto central da palestra foi sobre a importância do posicionamento do candidato, definido como a conexão emocional entre político e eleitor.
Parma lembrou que “95% das compras são feitas de forma inconsciente, e as pessoas compram e votam de forma emocional”. A partir dessa perspectiva, o posicionamento deve surgir da interseção entre o que o eleitor deseja e o perfil do candidato, desdobrando-se em discursos adaptados a cada segmento do público.
Parma ainda listou sete passos fundamentais para o sucesso de uma campanha digital: formar equipe e definir conceito; estruturar posicionamento, discurso e imagem; calcular a verba necessária; definir tática e estratégia; identificar geolocalização e nichos; reservar fôlego para o final da campanha; e, por fim, construir relatórios a serem entregues ao candidato.
Parma enfatizou a importância da pré-campanha como etapa estratégica. “Aproveitem o período de pré-campanha”, reforçou, destacando que é nesse momento que se consolida a base para uma comunicação eficiente e duradoura.
Experiência em comunicação
Formado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UFMT e curso de Planejamento em Propaganda pela ESPM-SP, Parma atua no mercado publicitário desde 1998. Já desenvolveu planejamento e projetos para clientes nacionais como Ambev, Energisa, GM do Brasil, Coca-Cola, Atacadão, Grupo Petrópolis e Nissan. Desde 2004 integra a equipe da ZF Comunicação, onde se tornou sócio em 2009 e hoje ocupa o cargo de vice-presidente, além de responder pelas áreas de Planejamento, Inteligência Eleitoral e Direção Operacional.
Reconhecido como um dos publicitários mais premiados do mercado, também trabalha para singulares do sistema Unimed desde 1998, atendendo atualmente a Unimed Goiânia e a Unimed Cuiabá. Foi presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) em Goiás (2020/2021) e em Mato Grosso (2022/2023), além de ter atuado como estrategista de campanhas para cargos de prefeito, vereador, senador, deputados estaduais e federais, assim como eleições classistas em entidades como CRO-MT, OAB-MT e Unimed.