Audiência pública definirá plano de mídia do Horário Eleitoral Gratuito

publicidade

Representantes de partidos políticos, federações, coligações e de emissoras de rádio e TV estão convocados a comparecerem

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) realizará, nesta sexta-feira (21.08), às 9h, uma audiência para definir a geração do plano de mídia do Horário Eleitoral Gratuito referente às Eleições Gerais de 2026. A reunião ocorrerá no Plenário do Tribunal, em Cuiabá, e será transmitida ao vivo pelo canal oficial do TRE-MT no YouTube.

 

A convocação consta do Edital nº 2/2026/JAP, publicado nesta segunda-feira (17.08), e é destinada a representantes legais dos partidos políticos, das federações e das coligações partidárias, além das emissoras de rádio e televisão legalmente habilitadas a operar em Mato Grosso.

 

A audiência será coordenada pela juíza auxiliar da Presidência do TRE-MT e coordenadora do Horário Eleitoral Gratuito, Edna Ederli Coutinho. Entre os objetivos está a elaboração do plano de mídia, documento que definirá a distribuição do tempo do Horário Eleitoral Gratuito entre as legendas que tenham direito à propaganda.

 

Também será realizado o sorteio da ordem de veiculação da propaganda em rede no primeiro dia do Horário Eleitoral Gratuito. Serão ainda discutidas as eventuais sobras de inserções e orientações sobre a operacionalização do sistema HEG-Mídias.

Leia Também:  Corregedor do TRE-MT recebe apoio de municípios para ampliar cadastramento biométrico

 

Outro tema previsto é a gestão das cotas de propaganda destinadas às candidaturas proporcionais de mulheres, pessoas negras e pessoas indígenas. A audiência também poderá tratar de outros assuntos relacionados à operacionalização do Horário Eleitoral Gratuito nas Eleições 2026.

 

Regras para entrega das mídias

 

O TRE-MT informa que a ata da Reunião Preparatória realizada em 04 de agosto já está disponível na página do Horário Eleitoral Gratuito. O documento reúne as definições acordadas sobre as especificações técnicas dos formatos das mídias, formas e prazos para entrega dos materiais e mapas de mídia.

 

As informações podem ser consultadas na página do Horário Eleitoral Gratuito – Eleições 2026 do TRE-MT.

 

A realização da audiência atende ao disposto nos artigos 53 e 55 da Resolução TSE nº 23.610/2019 e às atribuições estabelecidas pela Resolução TRE-MT nº 2.950/2025.

 

Jornalista: Nara Assis

 

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide