TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Recuperandos participam de treinamento intensivo de inteligência emocional em Mirassol D’Oeste

publicidade

Cerca de 30 recuperandos do presídio de Mirassol D’Oeste participaram de um curso imersivo de inteligência emocional e reprogramação de crenças, transmitido ao vivo por videoconferência, durante o feriadão do dia 12 de outubro. Com duração de 60 horas, a aula teve início na tarde do dia 11 de outubro e foi encerrado por volta de 4 horas da madrugada de domingo (15) e foi realizado na sala de aula da própria unidade prisional. Paralelamente, no Escritório Social, 12 policiais penais também fizeram a capacitação, que foi autorizada pela juíza de Execução Penal da comarca, Sabrina Andrade Galdino Rodrigues.
“Foi um curso do Método CIS, que é um curso de inteligência emocional fornecido pela Febracis, no cunho social de disponibilizar gratuitamente para os reeducandos e para os policiais penais. A recepção foi muito boa, maravilhosa! Foram 60 horas intensas no feriadão de 12 de outubro. As respostas, os feedbacks foram maravilhosos! Impactaram na forma de pensar, na forma de compreender o universo em que eles estão inseridos, na forma de compreender as próprias ações, os sonhos, a forma de tratar os familiares. Então, os depoimentos foram muito positivos”, avalia a magistrada.
A atividade contou com o apoio do Conselho da Comunidade, que deu suporte com a alimentação para todos os participantes, que não tiveram descanso durante as 60 horas de treinamento. “Quero agradecer aos policiais penais que se engajaram e ao Conselho da Comunidade por dar o suporte para nós. A Vara de Execuções Penais dispensa comentários porque é apoiadora de todos esses incentivos e ao GMF-MT [Grupo de Monitoramento e Fiscalização do sistema Carcerário e Socioeducativo] que abriu as portas”, enaltece o diretor do presídio de Mirassol D’Oeste, Fábio Porangaba.
Ele fez o curso junto com os apenados e conta que a atividade partiu de um diálogo com juíza sobre a importância de oferecer algo que possa fazer os recuperandos refletirem a respeito da vida pessoal e da vida futura, de modo a evitar a reincidência.
“Foi apresentado a nós o treinamento do Método CIS. Em uma pesquisa básica, vimos no método uma oportunidade de oferecer para esses reeducandos uma ferramenta nova. Quando eu disse a eles que teria um curso, eles ficaram muito apreensivos. ‘Como será?’. São 60 horas de imersão em que você tem que se dedicar para obter os resultados. Mas como é um curso que gera a remição de pena, eles se apresentaram, no começo apreensivos, depois menos e, por último, falaram que foi muito bom”, relata.
O diretor do presídio destaca ainda sua admiração com a evolução dos participantes, que conseguiram expressar suas impressões após a imersão. “Eles têm dificuldade de diálogo, mas, ao final, já estavam trocando experiências sobre o curso. O Paulo Vieira [criador do método CIS] apresenta as ferramentas e o que mais me chamou atenção foi o equilíbrio entre o racional e o intuitivo. E muitos deles estão no sistema prisional por usar o sistema intuitivo e não o racional”, comenta.
Após concluída a imersão de 60 horas, a juíza Sabrina Andrade solicitou aos participantes que respondessem algumas perguntas, como o que eles acharam do curso, o que acreditam que irá beneficiar, com o objetivo de ter o feedback em relação à atividade. Nos relatos escritos por alguns dos recuperandos, é perceptível o quanto eles ficaram impactados positivamente com a experiência. Confira alguns trechos:
“Estou muito feliz por ter tido essa oportunidade de ter esse conhecimento”.
“Eu aprendi sobre os valores da vida, como a gente tem que se preparar para mudar a rotina da nossa vida, saber ser paciente e respeitar pais e filhos”.
 
“Gostei muito do curso de inteligência emocional. Para mim serviu para aprender um novo modo de viver a vida, uma maneira de progredir no serviço, a maneira de tratar minha esposa para que possamos viver uma vida feliz e a ser uma pessoa preparada. Se eu quero ser bem sucedido na minha vida, de hoje pra frente, eu tenho que me preparar, fisicamente e mentalmente, para ser um empreendedor de sucesso”.
 
“Primeira coisa que vai mudar para mim vai ser minhas atitudes, minha forma de pensar, principalmente, com a minha família”.
 
“Eu aprendi a pedir perdão, uma coisa que eu nunca tinha feito, aceitar o perdão de quem já me fez sofrer. Quero me aproximar da minha mãe de novo, já faz 6 anos que a gente não conversa . Daqui pra frente minha vida vai ser outra…”.
 
“Questão de família, de valorização da família, dos filhos e esposa. Foco em tudo que for fazer, desde trabalho, empresa e outras funções. Respeito e valorização das pessoas humanas. Focar em estudar. Sem o estudo, conhecimento e a sabedoria, não saímos do lugar. E sempre sonhar e correr atrás dos nossos sonhos com responsabilidade. Sabemos que nada é fácil, mas temos que ter fé em Deus e seguir em frente, tendo foco, responsabilidade e sempre falar a verdade e não pegar atalhos na vida, que tudo vai dar certo”.
 
“No meu entendimento foi a valorização da família, das pessoas ao redor, valorização do emprego e comunicação com todos, sobre crenças. Um método que te impõe ao valor de nossas vidas, não só fazer algo por fazer, mas sim para valer a pena, ser benéfico em ambas as partes como citado acima e a carreira profissional e financeira e também de sua saúde. Sobre nossas responsabilidades e compromisso, mas também teve a parte que trouxe a reflexão da vida psicologicamente, controle emocional, um tema que vale muito a pena ser abordado sobre todas as coisas”.
 
“Eu entendi que nem tudo o que nós temos em volta está tudo bem, pois nós temos que tomar muito cuidado para que não tornem piores, primeiramente o nosso convívio espiritual, pois este é o alicerce da nossa vida. Outro, muito importante, é o nosso bem-estar familiar, onde a maioria se esquece de dar essa atenção pois o que nós vivemos pode ser transmitido para o nosso futuro, que são os nossos filhos, para que eles não possam parar ou vivenciar aquilo que nós passamos, em seguida vem o nosso compromisso com trabalho, sempre procurando melhorar e buscar entendimento para que nós não ficamos na zona de conforto pois isso nos prejudica muito no convívio financeiro. Tem também o nosso relacionamento conjugal, sempre nos buscando o valor que temos um pelo outro. Isso ajudará em todos os sentidos. O que mais me ajudou foi a parte educação, pois sem esse entendimento acredito que se torne mais difícil. Tem o amor ao próximo também. Isso é uma das coisas que nós não temos pois somos egoístas demais, mas eu quero levar isso adiante com a minha família e com todos que estiver ao meu lado, sem esquecer de Deus, claro, ele é o nosso refúgio, foi isso que eu entendi”.
Saiba mais sobre o método CIS – De acordo com o Paulo Vieira, criador do método CIS, trata-se de um treinamento de inteligência emocional e reprogramação de crenças, que trabalha os principais pilares da vida (financeiro, profissional, emocional, saúde e relacionamentos). Nessa formação, são abordadas técnicas para gerenciar as emoções, reprogramar crenças através da formação de novas memórias e sinapses neurais, exercícios para eliminar o que impede a pessoa de atingir suas metas.
A proposta do curso é que em quatro dias de imersão, a pessoa tome consciência sobre o que está influenciando sua vida, reprograme suas crenças e substitua narrativas limitantes por narrativas de poder, ativando sua nova versão e potencializando seu crescimento em todas as áreas da vida.
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Foto 1: Sala de aula do presídio repleta de alunos sentados em suas carteiras assistindo à videoconferência, exibida na televisão que está afixada na parede. Todos eles usam bermuda e camiseta branca e estão com os cabelos cortados. A sala de aula tem paredes brancas e uma grade que os separa fisicamente do professor. Foto 2: Juíza Sabrina concede entrevista à TV Justiça. Ela é uma mulher branca, de cabelos longos, lisos, castanhos claros com mechas e soltos; olhos castanhos, usando uma blusa verde, brincos e uma corrente com uma medalhinha de Nossa Senhora Aparecida.
Celly Silva
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Caminhada Consciência Negra: Judiciário e parceiros lutam por sociedade mais justa e com equidade

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide