II CONFAP DEBATERÁ O ENFRENTAMENTO AO FEMINICÍDIO E À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM MATO GROSSO

publicidade

Promovido pela Faculdade Alffa Prime (FAP) em parceria com a ALMT, o congresso interdisciplinar acontece de 10 a 12 de novembro de 2026.

Com o objetivo de promover um espaço estratégico de convergência, reflexão crítica e formulação de propostas diante de uma das realidades mais graves do estado, a Faculdade Alffa Prime (FAP), em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), realiza de 10 a 12 de novembro de 2026 o II CONFAP (Congresso da Faculdade Alffa Prime). O evento terá como sede o Auditório Deputado Milton Figueiredo, na ALMT, em Cuiabá.

Sob o tema central “Vozes Silenciadas: Enfrentamento ao Feminicídio e à Violência Doméstica em Mato Grosso”, o congresso nasce da urgência ética de responder articuladamente aos índices preocupantes de violência de gênero historicamente registrados na região. Para romper o ciclo de silêncio e invisibilidade, o II CONFAP adota uma abordagem multidisciplinar, reunindo referenciais teóricos e práticos das áreas de Direito, Psicologia, Pedagogia, Serviço Social, Segurança Pública, Saúde e Tecnologia da Informação.

Para o coordenador geral de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da FAP, professor Rodolpho Raphael, o congresso reafirma o compromisso social da instituição. “Uma faculdade não pode se limitar à sala de aula quando mulheres continuam sendo mortas dentro de casa. O II CONFAP é a forma de colocarmos a pesquisa e a extensão a serviço da vida, transformando conhecimento científico em proposta concreta de política pública. No ano em que a Lei Maria da Penha completa 20 anos, queremos reunir academia, sistema de justiça, poder público e sociedade civil para entender o que ainda falha na rede de proteção e o que precisa ser feito para que nenhuma voz continue silenciada em Mato Grosso”, afirma.

Leia Também:  18 de Maio: Mobilização de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes é aplaudida por motoristas

A Conferência de Abertura será realizada no dia 10 de novembro, às 19h30, e integra uma programação científica ampla e interdisciplinar, com Conferências Magnas e Mesas-Redondas que abordam os 20 anos da Lei Maria da Penha, os gargalos do Sistema de Justiça, a atuação da Patrulha Maria da Penha e o fortalecimento das medidas protetivas de urgência no interior do estado. O evento contará ainda com Painéis Interdisciplinares e Temáticos, atividades sobre Acolhimento, Reeducação e Educação em Gênero, além de Grupos de Trabalho (GTs) e Apresentação de Trabalhos.

O evento é aberto à participação de toda a comunidade científica, operadores do Direito, profissionais da saúde e da assistência social, estudantes, gestores públicos e à sociedade civil organizada.

As inscrições são gratuitas e já estão acontecendo através do link:

https://www.even3.com.br/confap-2026-780696/

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide